Sagrados masculino e feminino, energias que se complementam
- Sandra Greco
- 15 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2019
Todos os seres humanos, independente do sexo possuem o Sagrado Feminino e o Sagrado Masculino dentro de si, o Yin e o Yang.
O Sagrado Feminino é a ternura, criatividade, sabedoria, intuição, fertilidade, subjetividade, paciência, carinho e gentilezas, flexibilidade nas relações.
O Sagrado Masculino é a coragem, determinação, proteger, defender seu ponto de vista, foco em si, objetividade, ética, racionalidade, acredita que é capaz, movido por metas.
Essas energias em equilíbrio garantem uma vida saudável física, emocional e socialmente.
Na sociedade de hoje, considerada patriarcal, por conta da supervalorização das características masculinas, vivemos um desequilíbrio da energia masculina a ponto de assertividade e objetividade se tornar competição e violência
Nos sentimos oprimidos, excessivamente cobrados, nos mantendo culpados por não cumprir metas e prazos, nos sentimentos sufocados porque não conseguimos ser a melhor ou o melhor em tudo o que fazemos, o que gera muito sofrimento como insônia, depressão e pânico.
Podemos dizer que palavras como “eficiência”, “liderança”, “pró atividade” são decorrentes de uma sociedade excessivamente Yang já que disputa e conquista são palavras de ordem.
Todas essas coisas são os sintomas da sociedade excessivamente Yang, onde predomina a “eficiência”, “liderança” e “pró-atividade” e onde o lazer e o ócio criativo, o tempo para a imersão em nós é algo sempre deixado em último caso, quando já estamos tão abalados psiquicamente que não lembramos mais nem quem somos e não sabemos mais como voltar atrás no caminho.
O equilíbrio não se baseia no meio termo, ou em diminuir certa energia, mas na mesma quantidade de energia. Uma energia remedia a outra.
Um humano explosivo e agressivo com desequilíbrio da energia masculina consegue esse equilíbrio quando descobre o amor e ternura da energia feminina dentro dele.
Um indivíduo muita passível a vontades alheia consegue o equilíbrio com doses de energia masculina, que vai trazer a ele foco em si mesmo e defender o que quer.
O Resgate do Sagrado Feminino é um tempo para introspecção, autoconhecimento, desenvolvimento da Espiritualidade, sensibilidade, altruísmo e humildade.
Uma das formas para se trabalhar nossa espiritualidade, tem a ver com deixar fluir nosso arsenal criativo e artístico, nossa expressão corporal e intuição. Por exemplo: Meditação, danças, taichi, esportes em geral, leitura de livros dentre outros são exemplos de cultivos espirituais.
Os cultos à Deusa Mãe Terra, Gaia e Pachamama são interessantes neste aspecto, é a parte de um resgate de saberes ancestrais e de uma visão sagrada da natureza, que é nossa casa e também uma forma de reverenciar nosso principal templo: nosso corpo.
Um homem que redescobriu seu sagrado feminino é um pai, um marido melhor, um ser humano mais completo, um profissional mais criativo, mais sensível.
É verdade que nós mulheres temos mais facilidade de entrar em contato com nosso principio Yin, pela própria divisão em caixas que nos colocaram (mulher sensível X homem racional) e é por isso que os círculos de mulheres se espalharam tanto.
Exercício para equilíbrio do Sagrado Masculino e Sagrado feminino.
Respire, feche os olhos, relaxe e imagine – se você pequeno na sua própria testa, na sua frente tem duas janelas fechadas. A janela da direita começa a se abrir, e quando ela estiver completamente aberta, você será capaz de ter uma boa visão do seu lado masculino. Fique com a primeira imagem que vier. Observe o que existe do outro lado da janela, perceba como você se sente ao olhar para essa visão. Pode ser aproximar, pode até pular essa janela. Depois volte e comece a prestar atenção na janela da esquerda, que começa a se abrir, quando ela estiver aberta, você será capaz de ter uma visão do seu lado feminino. Perceba como você se sente ao olhar para essa visão. Pode ser aproximar, pode até pular essa janela. Então volte a se sentar no centro da sua testa e perceba que a divisão das janelas não existe mais. Veja seus lados masculino e feminino unindo – se um ao outro.

Leia também:
Comments